quarta-feira, 25 de março de 2015

GELADEIRA - ACONDICIONAMENTO DE VERDURAS E OUTROS ALIMENTOS





As verduras de folhas são ricas em sais minerais e vitaminas necessárias à nutrição do nosso organismo. 

Vejam os fatos nutritivos da couve copiando o link abaixo e pondo na barra de endereços no alto da página:

http://www.infoescola.com/plantas/couve/

Depois de ler, você clica na setinha preta do lado esquerdo da barra de endereços e volta novamente para esta postagem.

As verduras, porém, são facilmente perecíveis e necessitam de um bom acondicionamento para que tenham maior durabilidade na geladeira. O gelo demais, cozinha as suas folhas. O gelo de menos, faz com que apodreçam rapidamente.

O controle da temperatura é muito importante: 5 graus é uma boa temperatura para se conservar couve, alface, salsa, cebolinha, etc. depois de acondicionadas em recipientes plásticos como os da foto abaixo. 


Depois de várias tentativas, cheguei à conclusão que o seu acondicionamento em jarras e caixas   plásticas, com paredes um pouco mais espessas, permite prolongar a sua vida útil até por 2 a 3 semanas, dependendo da verdura e da saúde dela no dia que você comprou. 



Sem lavar, coloque cada verdura em vasilhas plásticas de acordo com o seu tamanho, sobre dois dedinhos de água no fundo.

Coloque papel toalha por cima para absorver a água que se forma na tampa.

Tampe-as e leve para a prateleira sobre a gaveta inferior da geladeira.







Comprei a cebolinha e pus etiqueta no dia 10/03 e no dia 18 ela estava excelente para o consumo em salada. E não era hidropônica, não está com as raízes. 





Dependendo do tamanho da verdura que você comprou, até estas garrafas de água para levar na caminhada, serve para acondicioná-la. A tampa está em foto acima.
 Não importa o uso atribuído no rótulo da vasilha. Você compra e faz o uso que quiser. O cilindro maior da foto, por exemplo, é vendido para acondicionar macarrão e eu o uso para guardar o molho de cebolinha.


As verduras não podem ficar apertadas demais no recipiente e nem sobrar muito para fora. Você pode dobrá-las um pouco para caber na vasilha escolhida. Eu até corto as pontas da cebolinha para encolhê-la um pouco e guardo esta parte no congelador para usar em refogados. Corto o pé do repolho e da couve para ficar mais baixo; dobro também as pontas da couve.


A COUVE

Corto os pés da couve e dobro as pontas sem quebrar. Ela é mais resistente ao gelo.





O REPOLHO

Corto o pé, deixando 1,5 cm para encostar na água.








HIDROPONIA


As verduras cultivadas pelo método hidropônico duram bastante. 






Elas são viçosas e saborosas





Coloco na jarra, dentro do próprio celofane da embalagem, o  que facilita o acondicionamento e a retirada da verdura; ela já tem um pouco d'água.

Coloco o papel toalha e, após,  a tampa.





Você pode até deixá-las fora da 
geladeira por um tempo



ORGANIZANDO A GELADEIRA  



A fila indiana por tipo de produto facilita na sua 
localização e retirada para o uso.


A

Caixas quadradas aproveitam melhor
 o espaço que as redondas




O empilhamento aumenta o espaço







Até a gaveta fica melhor organizada com
 as caixas plásticas e você pode por
 mais de um vegetal dentro delas.








RESULTADO FINAL














segunda-feira, 23 de março de 2015

AS LUVAS E AS TAREFAS DOMÉSTICAS . UTENSÍLIOS DE COZINHA. OUTRAS DICAS


PALAVRAS INICIAIS




Quando acabou aquela mordomia de ter uma empregada, que dormia em casa, e eu tive que enfrentar o trabalho doméstico, logo percebi que eu teria que repensar o “modus operandi” das tarefas para torna-las mais fáceis e rápidas, pois eu não queria ficar o dia inteiro na cozinha e nem queria estragar as minhas unhas. 

Eu, também, detestava a pia cheia de vasilhas.

A primeira coisa que fiz foi aprender a usar luvas para tudo. No início, furei muitas luvas, quebrei alguns copos, vidros de leite e até um prato voou da minha mão. Valeu a pena, porém, porque em pouco tempo eu fui descobrindo a maneira correta de usá-las e elas foram durando cada vez mais e me protegendo como eu queria.

Um dia, num estalo, vi que eu tinha uma fonte de calor, bem às minhas mãos, para secar as vasilhas: o forno do fogão. Depois de alguns testes, vi que esquentando o forno por quinze minutos, desligando-o e pondo, já lavados, os pratos, as panelas e os talheres dentro dele, eu resolveria o problema a contento. 

Esta solução foi perfeita até o surgimento da máquina lava-louças, que eu não dispenso até hoje.

Meu objetivo, ao criar este Blog, foi passar adiante meus conhecimentos adquiridos na experiência de fazer as tarefas domésticas e ajudar a quem gosta de ser prática com o eu.

Além de falar sobre o uso das luvas e dos utensílios, vou falar também sobre como preservar verduras e outros vegetais na geladeira, como fazer alimentos sem glúten e vou trazer informações sobre nutrição e saúde.

LUVAS PARA TAREFAS SECAS 

As luvas são um instrumento muito útil. Elas protegem as suas mãos e, por isso,  lhe dão conforto e mais coragem para enfrentar as tarefas e, ainda, permitem-lhe  manter as mãos apresentáveis e as unhas perfeitas. 

Existem vários tipos de luvas feitas de diversos materiais e apropriadas a cada tarefa que você tem que executar. Você as encontra em supermercados, depósitos de construção e nessas grandes lojas de departamentos para casa. Veja alguns tipos:




As de tecido, um pouco mais grossas,  com bolinhas de borracha, são antiderrapantes. São ótimas para usar com ferramentas, pois, não deixam a ferramenta machucar a nossa pele.




Estas verdinhas, são menos espessas; ótimas na limpeza de móveis, no uso de aspirador, vassouras, rodos, etc.





As luvas de borracha sintética fina, como as usadas por médicos, ou de plástico, como aquelas de tingir o cabelo, são úteis quando se tem uma tarefa que pode deixar as nossas mãos com algum cheiro forte ou manchadas por causa da cor de alguns alimentos. Elas são ótimas para a gente descascar alho,  cebola ou beterraba mas com cuidado porque são frágeis. Elas não resistem muito a detergente.







 LUVAS PARA TAREFAS COM ÁGUA

Jardinagem

Estas luvas, que tem parte de borracha e parte de malha de algodão ou sintética, deixam ventilar as mãos, evitando que fiquem suadas. 





O USO NA COZINHA

As luvas de borracha sintética são impermeáveis mas, se puser direto sobre a pele, a gente sua muito. Prefiro usá-las com outra de malha de algodão por dentro, que absorve a umidade do suor ou da água que passar pelos poros da luva ao torcer-se o pano de prato, por exemplo. Deve-se comprar um tamanho maior para acomodar, confortavelmente, a luva de algodão.



  



DICAS DE COMO USÁ-LAS


Ao lavar garfos, facas e objetos pontiagudos deve-se manter o movimento da bucha no sentido do cabo para as pontas. Se voltar no sentido contrário, certamente  a luva vai ser furada e perderá a necessária e desejável impermeabilidade.



Descentralizar os pratos ao fazer a pilha e por a tampa da caixa plástica ao contrário facilita a pegada pela mão enluvada.


TAMPAS DE CAIXAS PLÁSTICAS OU DE VIDRO 

Use uma colher para facilitar a retirada da tampa ou...

...tirar um prato da pilha...


...ou um talher na gaveta.

COPOS

Ponha a mão esquerda em concha folgada para sustentar e proteger o copo, enquanto a mão direita ensaboa; continue assim enquanto lava também.


UTENSÍLIOS DE COZINHA E ALGUNS DE SEUS USOS


Colheres de madeira: boas para serem utilizadas nas panelas de teflon ou outra camada de proteção. Recomendadas, também, para a confecção de doces.



Raladores de queijo, cenoura, noz moscada, castanhas etc.





 
Espremedores de limão, conchinhas de fazer bolinhas de frutas, descascadores de vegetais.






Espremedor de alho, abridor de coco, fatiador de queijo, abridor de tampa de conserva, descaroçador de azeitona, abridor de latas e concha para sorvete.

Esse abridor de tampas de conservas é ótimo. Substitue maridos ausentes ou inexistentes. 




O fatiador de queijo pode,
 perfeitamente, fatiar vegetais.


Descascador de abacaxi, tesouras, coador de chá, pegador, abridor de vinho, canequinha medidora, fazedor de espuma, batedor de claras, pá de bolo.
















Cortador de maçã, escovas, trincha de untar forma, espátula de "grill" e colher grande de plástico.





F    I    M